A askblue, empresa nacional de consultoria tecnológica e de negócio, cresceu 25% num contexto desafiante como foi o de 2020, atingindo um volume de negócios de 13,5 milhões de euros. A componente internacional do negócio cresceu a um ritmo mais rápido, de 30%, contribuindo de forma decisiva para o desempenho global da empresa.
Os resultados atingidos refletem o acerto da aposta estratégica, assente em metodologias de desenvolvimento ágil, na manutenção aplicacional, no modelo nearshore e no conhecimento profundo dos setores de atuação, do financeiro à Indústria, Serviços e Utilities, entre outros. A área de operações foi a que registou um maior crescimento no ano transato, onde a empresa ganhou um contrato de manutenção aplicacional abrangente com um dos maiores bancos em Portugal. O askblue Ttechnology Center (ATC), parte integrante desta unidade, cresceu para além dos pólos de Lisboa e Coimbra com a abertura em 2020 de um novo centro ilha Terceira, nos Açores. Este crescimento leva a que, globalmente, 90% desta equipa se encontre atualmente fora de Lisboa. Segundo Pedro Nicolau, CEO da Askblue,
“Este ano foi atípico, uma vez que as condicionantes criadas pela pandemia criaram uma dinâmica a dois tempos. Num primeiro momento adiaram decisões e, num segundo, geraram novas solicitações, fruto da necessidade de acelerar a transformação digital de vários setores. A nível internacional, e uma vez que sempre trabalhámos em teletrabalho, esta mudança foi-nos benéfica, uma vez que as redes de telecomunicação e as ferramentas de software colaborativas permitem hoje criar e gerir equipas verdadeiramente globais”.
No decorrer do ano transato, a empresa apostou com sucesso no mercado internacional, onde tem vindo a aumentar a sua presença com projetos em diferentes áreas. A empresa manteve o seu investimento estratégico delineado no ano anterior, e que consistiu na criação de uma equipa dedicada ao desenvolvimento de negócio nos mercados do noroeste da Europa e norte-americano. Neste último, e apenas durante o ano de 2020, a empresa fez, entre outros, dois projetos de referência, O primeiro foi para um banco americano, para o qual foi seleccionada pelo profundo conhecimento do sector financeiro. No segundo caso, o projeto foi desenvolvido para o sector público em que, através de uma metodologia de entrega ágil com vários interlocutores do Cliente, foi possível processar um imposto imobiliário para mais de 160.000 americanos.
Também a nível do talento que a empresa tem vindo a integrar para responder à crescente complexidade e dimensão dos desafios dos clientes houve um crescimento assinalável, passando de 290 colaboradores no final de 2019 para 330 no final de 2020. Atualmente este número já ronda os 350. Adicionalmente, a empresa reforçou a sua estrutura de HR com uma área de People Management, que visa ser o primeiro ponto de contacto com os colaboradores ao longo do seu percurso na empresa.
Para 2021, os objetivos são claros – continuar na senda do crescimento sustentado que tem caracterizado a empresa, com crescente peso do mercado Internacional nas atuais e novas geografias. Continuar a aposta na qualidade da entrega de projetos de crescente criticidade e complexidade para os clientes, suportando assim as suas iniciativas de transformação digital.